10.4.18

Home Staging, a técnica para vender imóveis mais rápido e mais caro

Você já ouviu falar em Home Staging?

Ainda não muito popular no Brasil, nada mais é do que uma técnica que tem como objetivo fazer uma boa arrumação na casa, para assim torná-la mais atrativa, vendendo / alugando mais rápido e até mesmo aumentando o seu preço.

De acordo com Wanderley Revert, proprietário da Revert Realce Imobiliário, existem 2 tipos de repaginação no imóvel: A primeira é decorativa, onde o imóvel vazio é decorado com móveis da empresa e após a venda a mobília é retirada. A segunda consiste na reforma da casa. A ação também tira objetos pessoais que possam gerar alguma implicância por parte dos investidores e compradores.

A serviço de home staging é cobrado ou pelo valor hora do profissional, ou então, em cima do valor do imóvel através de comissão por volta de 5%. De acordo com os empresários, o preço final do imóvel que tiver este serviço pode aumentar em até 15%.

Veja abaixo um resumo de estatísticas que encontrei em sites americanos (óbvio que os dados no Brasil tendem a ser diferente, mas devemos levar em consideração).



Quem atua no mercado imobiliário sabe o quanto boa parte das fotos são obtidas de qualquer maneira, sem o pensamento estratégico de que as fotos são uma poderosa ferramenta de marketing para vender imóveis. Talvez é A mais poderosa. Infelizmente isto não acontece.

Ao perguntar para dezenas de corretores o motivo disto acontecer, a maioria fala que é difícil fazer o cliente querer arrumar sua casa, e também que fica complicado na frente dele dizer "você pode arrumar agora a sua cama, por favor?". Enfim, seria algo muito necessário de ser dito,  afinal o proprietário venderá muito mais rápido, mas que sabemos que de fato muitas vezes é um pouco chato mesmo... Felizmente, com a chegada da figura profissional do "stager", certamente o cliente que contratar este serviço (ou o corretor que se especializar nas técnicas) ouvirá com mais atenção os conselhos prévios de arrumação antes de receber futuros compradores.

Confira abaixo a diferença de fotos "antes x depois". Realmente ao olharmos fica claro o motivo para os imóveis valorizarem tanto.